Sobre o OCI

O Observatório de Cooperação Internacional, OCI, é um dos produtos da pesquisa "A cooperação internacional e a projeção externa do estado de Minas Gerais - cenários e perspectivas", desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Projetos do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, objeto de convênio da Universidade com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Compuseram a equipe de pesquisa os professores Chyara Sales Pereira, João Francisco de Abreu, Onofre dos Santos Filho, Otávio Soares Dulci (Coordenação Geral na fase final), Matilde de Souza (Coordenação Geral na fase inicial) e Taiane Las Casas Campos. Integraram ainda a equipe: Bernardo Versieux, Paula Haddad, Nathália Gomide e Alana Portes – Assistentes de Pesquisa; Ana Luíza Moura, Eliza Costa, Elora Marconi, Indira Nascimento, Luana Amaral, Luíza Camargos, Luiza Costa e Márcia Fernandes – Bolsistas de Iniciação Científica.

Seu objetivo é o de monitorar a cooperação internacional realizada por Estados, unidades subnacionais, organizações internacionais e atores não-estatais no âmbito da sociedade internacional. Por meio de um sistema de informações, o COOPDATUM, registra as ações e projetos de cooperação em suas diferentes modalidades e processos, bem como desenvolve estudos e análises em três diferentes níveis de sua manifestação: internacional, nacional e regional - com ênfase, neste último, nas atividades de cooperação empreendidas pelo estado de Minas Gerais.

O OCI também disponibiliza para pesquisadores e estudiosos da área, bem como para agências governamentais e não-governamentais, dados, informações e estudos sobre a cooperação nos diferentes níveis de sua realização - internacional, nacional e subnacional - e nas diversas modalidades em que ocorre na sociedade internacional.


Equipe de Trabalho
Coordenação Geral - Prof. Onofre dos Santos Filho

Grupos de Trabalho

Cooperação Descentralizada
Coordenação: Profa. Chyara Sales Pereira

Cooperação Internacional: atores estatais, não-estatais e intergovernamentais
O grupo de trabalho tem como propósito empreender estudos e análises sobre a cooperação internacional nas diversas modalidades interativas da sociedade internacional. Nesta perspectiva, se orienta por uma percepção ampla de cooperação internacional, não se restringindo apenas àquela convencionalmente atribuída aos Estados e as Organizações Internacionais. Seu objeto de estudo compreende as ações de cooperação empreendidas nos diversos âmbitos internacionais – econômico, político, cultural, de política externa e exterior etc. – tanto por agentes estatais e não-estatais e independentemente de sua natureza lícita ou ilícita.

CoordenaçãoProf. Onofre dos Santos Filho

Missões de Paz e Ajuda Humanitária

A proposta do grupo de pesquisa é investigar as principais características das iniciativas de cooperação internacional em contextos de operações de paz e ajuda humanitária; e discutir seu papel, tendo em vista os esforços de manutenção da paz no sistema internacional e de promoção e proteção dos direitos individuais. A pesquisa está dividida em duas linhas principais, de acordo com os contextos estudados: (i) conflitos armados e operações de paz; e (ii) emergências complexas e ajuda humanitária.

CoordenaçãoProfas. Geraldine Marcelle M. Braga Rosas Duarte e Letícia Carvalho de Souza Andrade

Modelos de Desenvolvimento 

O Projeto de Pesquisa Modelos de Desenvolvimento busca analisar padrões civilizatórios implícitos em práticas dos Estados membros do G8 em contraposição às práticas dos Estados membros do BRICS no que diz respeito à cooperação internacional para a promoção do desenvolvimento. A investigação concentra-se no período de 2005 a 2013, e envolve cinco grandes etapas: (1) Amostragem e tratamento de projetos de cooperação dos países do G8; (2) Análise das declarações políticas do G7/G8; (3) Amostragem e tratamento de projetos de cooperação dos países do BRICS; (4) Análise das declarações políticas do BRICS; e (5) Comparação e análise dos dados levantados sobre as práticas do G8 e dos BRICS. Participando do projeto, os alunos e as alunas desenvolvem habilidades de coleta e análise de grande volume de dados por meio de técnicas e softwares especializados, bem como têm a oportunidade de aperfeiçoar a escrita científica e participar de publicações.

CoordenaçãoProfa. Daniela Vieira Secches


Auxiliares de Pesquisa

Giulia Santos Sousa
Júlia Carvalho Teixeira

Estagiários de Pesquisa
Camila Domingues Gomes
Camila Sales da Costa
Carolina Melo Gonçalves
Emilly Emanuelle Guidi Ribeiro
Hadassa Bisi
Laura Assenheimer Pereira
Marcus Eduardus Filho Soares
Pedro Gabriel Silva
Samantha Argento Zubelli de Assumpção