Sobre o OCI

O Observatório de Cooperação Internacional, OCI, é um dos produtos da pesquisa "A cooperação internacional e a projeção externa do estado de Minas Gerais - cenários e perspectivas", desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Projetos do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, objeto de convênio da Universidade com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Compuseram a equipe de pesquisa os professores Chyara Sales Pereira, João Francisco de Abreu, Onofre dos Santos Filho, Otávio Soares Dulci (Coordenação Geral na fase final), Matilde de Souza (Coordenação Geral na fase inicial) e Taiane Las Casas Campos. Integraram ainda a equipe: Bernardo Versieux, Paula Haddad, Nathália Gomide e Alana Portes – Assistentes de Pesquisa; Ana Luíza Moura, Eliza Costa, Elora Marconi, Indira Nascimento, Luana Amaral, Luíza Camargos, Luiza Costa e Márcia Fernandes – Bolsistas de Iniciação Científica.

Seu objetivo é o de monitorar a cooperação internacional realizada por Estados, unidades subnacionais, organizações internacionais e atores não-estatais no âmbito da sociedade internacional. Por meio de um sistema de informações, o COOPDATUM, registra as ações e projetos de cooperação em suas diferentes modalidades e processos, bem como desenvolve estudos e análises em três diferentes níveis de sua manifestação: internacional, nacional e regional - com ênfase, neste último, nas atividades de cooperação empreendidas pelo estado de Minas Gerais.

O OCI também disponibiliza para pesquisadores e estudiosos da área, bem como para agências governamentais e não-governamentais, dados, informações e estudos sobre a cooperação nos diferentes níveis de sua realização - internacional, nacional e subnacional - e nas diversas modalidades em que ocorre na sociedade internacional.


Equipe de Trabalho

Coordenação Geral - Profa. Chyara Sales Pereira

Coordenação de Pesquisa - Prof. Onofre dos Santos Filho