Sobre o OCI

O Observatório de Cooperação Internacional, OCI, é um dos produtos da pesquisa "A cooperação internacional e a projeção externa do estado de Minas Gerais - cenários e perspectivas", desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Projetos do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, objeto de convênio da Universidade com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Compuseram a equipe de pesquisa os professores Chyara Sales Pereira, João Francisco de Abreu, Onofre dos Santos Filho, Otávio Soares Dulci (Coordenação Geral na fase final), Matilde de Souza (Coordenação Geral na fase inicial) e Taiane Las Casas Campos. Integraram ainda a equipe: Bernardo Versieux, Paula Haddad, Nathália Gomide e Alana Portes – Assistentes de Pesquisa; Ana Luíza Moura, Eliza Costa, Elora Marconi, Indira Nascimento, Luana Amaral, Luíza Camargos, Luiza Costa e Márcia Fernandes – Bolsistas de Iniciação Científica.

Seu objetivo é o de monitorar a cooperação internacional realizada por Estados, unidades subnacionais, organizações internacionais e atores não-estatais no âmbito da sociedade internacional. Por meio de um sistema de informações, o COOPDATUM, registra as ações e projetos de cooperação em suas diferentes modalidades e processos, bem como desenvolve estudos e análises em três diferentes níveis de sua manifestação: internacional, nacional e regional - com ênfase, neste último, nas atividades de cooperação empreendidas pelo estado de Minas Gerais.

O OCI também disponibiliza para pesquisadores e estudiosos da área, bem como para agências governamentais e não-governamentais, dados, informações e estudos sobre a cooperação nos diferentes níveis de sua realização - internacional, nacional e subnacional - e nas diversas modalidades em que ocorre na sociedade internacional.


Equipe de Trabalho

Coordenação Geral - Prof. Onofre dos Santos Filho

Auxiliares de Pesquisa

Maria Heloísa Sanide  – Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Matheus Amorim Ambrósio – Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico

 

Grupos de Trabalho

 

Cooperação internacional de agentes subnacionais

O grupo de trabalho tem como propósito empreender estudos e análises sobre a cooperação internacional entre agentes subnacionais e sua projeção na sociedade internacional. Nesta perspectiva, concebe a cooperação internacional para além daquela restrita às interações interestatais ou fomentada por organizações e agências internacionais. Seu objeto de estudo compreende as ações de natureza econômica, política, cultural e de política exterior realizada por cidades, municipalidades, regiões, províncias, estados e por demais instâncias públicas não ligadas à formulação execução de política externa por parte do poder central.

CoordenaçãoProfa. Chyara Sales Pereira

Estagiários de Pesquisa:             
Matheus Amorim Ambrósio - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Laura Emanuelle Ciriaco - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Kaick Filipe Ribeiro Gonçalves - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Nadia Dutra Moutinho - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Maria Eduarda Souza da Silva - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Luíza Ribeiro Freitas - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico

 

Cooperação Internacional: atores estatais, não-estatais e intergovernamentais

O grupo de trabalho tem como propósito empreender estudos e análises sobre a cooperação internacional nas diversas modalidades interativas da sociedade internacional. Nesta perspectiva, se orienta por uma percepção ampla de cooperação internacional, não se restringindo apenas àquela convencionalmente atribuída aos Estados e as Organizações Internacionais. Seu objeto de estudo compreende as ações de cooperação empreendidas nos diversos âmbitos internacionais – econômico, político, cultural, de política externa e exterior etc. – tanto por agentes estatais e não-estatais e independentemente de sua natureza lícita ou ilícita.

CoordenaçãoProf. Onofre dos Santos Filho

Estagiários de Pesquisa:
Victória Guimarães Leite - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Maria Eduarda Barbosa Vieira  - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Ana Flávia Bispo de Melo - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Érika Kosinova Fóscolo - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Ana Clara do Nascimento - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Maria Heloísa Sanide - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico

 

Missões de Paz e Ajuda Humanitária

A proposta do grupo de pesquisa é investigar as principais características das iniciativas de cooperação internacional em contextos de operações de paz e ajuda humanitária; e discutir seu papel, tendo em vista os esforços de manutenção da paz no sistema internacional e de promoção e proteção dos direitos individuais. A pesquisa está dividida em duas linhas principais, de acordo com os contextos estudados: (i) conflitos armados e operações de paz; e (ii) emergências complexas e ajuda humanitária.

CoordenaçãoProfas. Geraldine Marcelle M. Braga Rosas Duarte e Letícia Carvalho de Souza Andrade

Estagiários de Pesquisa:
Maria Eduarda Martins da Cruz - Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Mateus Almeida Melo Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Victória Ferraz Lima Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Ana Clara Canuto Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Ana Carolina Gerhardt Bilieri Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Felipe Camilo Costa Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico
Nathalia Thamira da Costa Silva Campus Belo Horizonte – Unidade Coração Eucarístico

 

Modelos de Desenvolvimento

O Projeto de Pesquisa Modelos de Desenvolvimento busca analisar padrões civilizatórios implícitos em práticas dos Estados membros do G8 em contraposição às práticas dos Estados membros do BRICS no que diz respeito à cooperação internacional para a promoção do desenvolvimento. A investigação concentra-se no período de 2005 a 2013, e envolve cinco grandes etapas: (1) Amostragem e tratamento de projetos de cooperação dos países do G8; (2) Análise das declarações políticas do G7/G8; (3) Amostragem e tratamento de projetos de cooperação dos países do BRICS; (4) Análise das declarações políticas do BRICS; e (5) Comparação e análise dos dados levantados sobre as práticas do G8 e dos BRICS. Participando do projeto, os alunos e as alunas desenvolvem habilidades de coleta e análise de grande volume de dados por meio de técnicas e softwares especializados, bem como têm a oportunidade de aperfeiçoar a escrita científica e participar de publicações.

CoordenaçãoProfa. Daniela Vieira Secches