Corpo Docente

Onofre dos Santos Filho

E-mail: osf@pucminas.br

Núcleo: Núcleo de Teoria e Método em Relações Internacionais

Titulação: Mestre(a)

Contrato de Trabalho: Tempo indeterminado

Categoria docente: Professor Assistente IV

Regime de Trabalho: Regime de Tempo Integral

Admissão na PUC Minas: 01/04/89

Horas semanais de dedicação: 40

Disciplinas ministradas:

Graduação - Coração Eucarístico:

  • Metodologia da Pesquisa em Relações Internacionais I
  • Metodologia da Pesquisa em Relações Internacionais II
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa em Relações Internacionais
  • Projeto em Trabalho de Conclusão de Curso
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Graduação:

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH - da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Mestrado:

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH - da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Doutorado:

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - ênfase em Tratamento da Informação Espacial - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Atividades no Departamento:

Representante docente na Câmara do Departamento de Relações Internacionais.

Coordenador de Monografias da graduação em Relações Internacionais da Unidade Coração Eucarístico - campus Belo Horizonte.

Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Projetos em Relações Internacionais da Unidade Coração Eucarístico - campus Belo Horizonte.

Coordenador de Pesquisa do Observatório de Cooperação Internacional.

Orientação de Projetos de Iniciação Científica.

Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Pesquisas:

Integrante da Equipe de Pesquisa do projeto A cooperação internacional e a projeção externa do estado de Minas Gerais - cenários e perspectivas - financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas - FAPEMIG e desenvolvido no âmbito do Laboratório de Pesquisa e Projetos em Relações Internacionais (2014-2016).

Publicações:

SANTOS Filho, Onofre. O Brasil e a Cooperação Sul-Sul. In: DULCI, Otávio S.; SOUZA, Matilde. Cooperação Sul-Sul: práticas, abordagens e desafios. Belo Horizonte, MG: Fino Traço. 2016.

SANTOS Filho, Onofre; PEREIRA, Chyara Sales. A Operacionalidade Conceitual da Ideia de Cooperação Internacional e suas Aplicações: Troca Restrita e Troca Generalizada na Sociedade Internacional.  Anais do 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Belo Horizonte: Julho 2015.

SANTOS Filho, Onofre. Os movimentos contestatórios no Oriente Médio e no Norte da África: a Tunísia é a solução? In: Estudos Internacionais - Revista do Departamento de Relações Interncionais da PUC Minas, 2013, V. 1, N.1. 

PEREIRA, Chyara Sales; RAMOS, Leonardo César Souza; SANTOS Filho, Onofre dos. Governança global, governamentalidade e uma nova visão acerca da relação entre explicação e compreensão nas Relações Internacionais. Anais do 3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2011.

SANTOS Filho, Onofre; PEREIRA, Chyara Sales. Estados e Identidades Estatais: narrativas autoconstruídas e e narrativas atribuídas. Anais da Conferência Internacional Conjunta ABRI / ISA – Associação Brasileira de Relações Internacionais / International Studies Association. Rio de Janeiro, 22 a 24 de Julho de 2009.

SANTOS Filho, Onofre. O fogo de Prometeu nas mãos de Midas: desenvolvimento e mudança social. In: CAMPOS, Taiane las Casas. Desenvolvimento, desigualdades e relações Internacionais. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2005.

SANTOS Filho, Onofre. O regime de segurança coletiva das Nações Unidas e as transformações do exercício da violência nas relações Internacionais. Anais do XII  Congresso Brasileiro de Sociologia. Sociedade Brasileira de Sociologia. Belo Horizonte: 31 de Maio a 03 de Junho de 2005.

Ver lista de Docentes

Destaques

Processo Seletivo PUC Minas - 2º Semestre 2020 acesse