Sobre o Coopdatum

O COOPDATUM é um sistema de informação do Observatório de Cooperação Internacional que registra as atividades de cooperação internacional desenvolvida por Estados, unidades subnacionais e sub-regionais, organizações internacionais e atores não-estatais nos níveis internacional, nacional e regional - com ênfase, no último, à cooperação desenvolvida pelo estado de Minas Gerais. Sua finalidade é a de monitorar a cooperação internacional e disponibilizar as informações coletadas para agentes da sociedade civil, órgãos governamentais, estudiosos e pesquisadores do tema.

Os dados são classificados em dois grupos distintos: a) atividades de cooperação internacional - aquelas em que os agentes envolvidos ofertam, recebem e retribuem bens tangíveis ou intangíveis sem a obrigação de recompensa direta ou imediata por meio de liquidação da dívida; b) investimento e comércio - aquelas atividades, como as de mercado, em que os agentes ofertam ou recebem bens tangíveis ou intangíveis com a obrigação de recompensa direta ou imediata por meio da liquidação da dívida. A partir desta classificação as informações são agrupadas em três níveis diferentes: o nível  internacional - que compreende as ações e os projetos realizados pelo conjunto dos atores internacionais; o nível nacional - referente as ações e projetos desenvolvidos pelo governo central brasileiro e as unidades subnacionais; o nível regional - ações e projetos desenvolvidos pelo governo do estado de Minas Gerais e as unidades sub-regionais.

Os dados podem ser consultados por sua distribuição espacial e/ou por modalidade de cooperação, tipo de atividade de cooperação, modalidade de oferta e do fluxo da cooperação, natureza do recurso, setor da atividade de cooperação e a natureza do ofertante ou do receptor. As informações espaciais e estatísticas podem ser gravadas pelo usuário, em sua totalidade ou de acordo com categorias selecionadas, por meio de mapas, gráficos ou tabelas.

Disponibilizamos, no momento, o registro das atividades realizadas pelos denominados países emergentes no âmbito da Cooperação Sul-Sul. À medida que nosso trabalho de pesquisa e processamento das informações progredir disponibilizaremos dados e informações sobre comércio e investimentos, a Cooperação Norte-Norte (CNN), a Cooperação Norte-Sul (CNS), a Cooperação Sul-Norte (CSN), a Cooperação Sul-Sul, a cooperação trilateral e demais modalidades que extrapolem a classificação que empregamos.

As fontes das informações são agências governamentais, intergovernamentais, não-governamentais e privadas. A qualidade dos dados depende do nível de transparência das fontes e no caso específico das agências estatais do registro consolidado das atividades desenvolvidas e do grau de acesso que autorizam a estes registros. Assim, solicitamos que quaisquer problemas ou irregularidades constatadas nos dados disponibilizados que nos comuniquem via o endereço eletrônico oci@pucminas.br.