Sugestão

Leituras recomendadas pelo OCI
Data da publicação: 29/08/2023
COBRADI 2019-2020: Cooperação Internacional em Tempos de Pandemia

O atual volume traz os dados relativos à cooperação internacional para o biênio 2019-2020. Há três novidades neste estudo, citadas a seguir, em comparação com os que o antecederam.      

Em primeiro lugar, foi decidido ajustar a metodologia adotada até aqui para algo que se aproxime da quantificação total do Apoio Oficial Total para o Desenvolvimento Sustentável (Total Official Support for Sustainable Development – TOSSD), proposta pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e em desenvolvimento por parte de grupo institucional conjunto, que compreende representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de outras agências multilaterais e de países, inclusive o Brasil. Essa metodologia permite relacionar as estimativas de cooperação internacional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Em segundo lugar, os valores apresentados neste volume dizem respeito à cooperação internacional do Brasil no momento em que se experimentou o auge da pandemia de covid-19, com previsíveis reflexos sobre diversos projetos, sobretudo aqueles que pressupunham a presença física de técnicos brasileiros. Como resultado, 63% dos gastos ocorridos com cooperação internacional no biênio tiveram lugar em 2019, com forte queda no ano seguinte. Nas publicações anteriores, tipicamente o segundo ano indicava trajetória ascendente nos valores envolvidos.

Em terceiro lugar, e por conta dessa situação sanitária excepcional, este estudo traz os resultados de pesquisa sobre os efeitos da pandemia sobre a gestão das atividades de cooperação internacional no Brasil, o que permitiu identificar um conjunto de particularidades nas unidades provedoras dessa cooperação. Acrescente-se a essas três particularidades uma breve discussão conceitual e este texto revela-se diferenciado, em comparação com as edições anteriores.

Ao assim proceder, o Ipea, mais uma vez, cumpre com seus objetivos centrais de apoiar o governo central e a sociedade brasileira na identificação de movimentos econômico-sociais específicos, mapeando os valores envolvidos em tais atividades, analisando os resultados obtidos e propondo medidas de política.

Autor: Renato Baumann (coordenador) Rafael Schleicher Jhonatan Ferreira José Alejandro Barrios Priscilla Mayna Santana
Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Ver lista de sugestões