No dia 17 de março, foi realizada a cerimônia de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Florianópolis, Santa Catarina, financiada por um empréstimo da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Santa Catarina enfrenta desafios ambientais e sanitários devido ao crescimento populacional e ao aumento do turismo, que impactam a qualidade das águas costeiras. O projeto financiado pela JICA, visa ampliar os sistemas de tratamento de esgoto em Florianópolis e outras duas cidades do estado, incluindo estações elevatórias e redes coletoras de esgoto. A expectativa é que a cobertura de tratamento de esgoto na área passe de 7% para 64%, beneficiando os moradores e protegendo o meio ambiente.
Com a inauguração desta ETE, quatro dos cinco sistemas previstos já estão em operação. O presidente da CASAN, Edson Moritz, agradeceu o apoio da JICA, e Miyazaki Akihiro reafirmou o compromisso da agência com a melhoria das condições ambientais e sanitárias do estado. A JICA concluiu os desembolsos ao final de 2024 e seguirá acompanhando o projeto até sua finalização.