Notícias

12/04/2024

Brasil sedia evento global da ONU sobre busca e resgate urbano: um marco na cooperação internacional

Entre os dias 12 e 17 de abril, o Brasil sediará, pela primeira vez, reunião técnica do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), rede humanitária global do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), especializado em busca e resgate urbano em terremotos e estruturas colapsadas.

A iniciativa é parte dos esforços contínuos da ONU e reunirá líderes de equipes de busca e resgate urbano dos cinco continentes, autoridades de proteção e defesa civil e militares de todos os corpos de bombeiros militares do Brasil.

Em 2024, cabe à região das Américas a responsabilidade de sediar esse evento. Ao assumir essa organização, o Brasil evidencia o compromisso com a cooperação humanitária internacional na resposta a grandes desastres. A cidade de Belo Horizonte será o palco desse encontro internacional.

Com a participação de cerca de 300 especialistas nacionais e internacionais, as discussões abordarão uma variedade de temas, desde o fortalecimento de capacidades nacionais até a gestão da informação durante operações de busca e resgate. Dada a crescente gravidade das inundações globais, o Brasil e várias outros países promovem debate global sobre a padronização e a coordenação da resposta humanitária internacional a inundações. Para o governo brasileiro trata-se de compromisso permanente com a adaptação à mudança do clima e às necessidades emergentes de resposta a desastres hidrometeorológicos.

Além disso, o evento servirá de palco para promover a criação de uma equipe humanitária multidisciplinar brasileira permanente, de pronto emprego para atender a apelos internacionais durante grandes desastres.

O cidadão brasileiro é o principal beneficiário desse evento, que contribui para fortalecer as instituições que atuam no setor de defesa civil e capacitar bombeiros brasileiros sobre protocolos internacionais de reação a incidentes com estruturas colapsadas e inundações.

Coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e pela Secretaria Nacional de Defesa e Proteção Civil (SEDEC), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o evento contará, igualmente, com parceria do governo do Estado de Minas Gerais e com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Agenda

A primeira parte do evento ocorrerá na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte, entre os dias 12 e 14 de abril, em reuniões fechadas que contarão com a participação de especialistas de diversos países, apoiados pelo secretariado do INSARAG. Serão discutidos o fortalecimento de capacidades nacionais e a gestão da informação durante operações de busca e resgate.

A reunião global ocorrerá entre os dias 15 e 17 de abril, em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, obra arquitetônica assinada por Oscar Niemeyer.

A segunda parte da programação inclui o encontro dos líderes de equipe de busca e resgate urbano que debaterão a coordenação internacional da resposta a grandes desastres, a exemplo dos terremotos ocorridos na Turquia, em fevereiro de 2023.

O evento demonstra o compromisso do Brasil com a cooperação internacional em resposta a desastres e ressalta a importância da colaboração global na construção de um mundo mais seguro e resiliente.

INSARAG

O INSARAG reúne e mobiliza gestores de riscos e desastres, equipes internacionais de busca e resgate urbano, funcionários governamentais e membros de ONGs do setor humanitário que operam, de forma coordenada e com metodologia, diretrizes e ferramentas comuns, em apoio a países que demandem assistência internacional na resposta emergencial a grandes desastres.

O grupo, reconhecido por sua eficácia e flexibilidade na gestão de crises, funciona como aliança intergovernamental. Suas diretrizes têm sido fundamentais para orientar equipes de resgate e mobilizar esforços humanitários.

Comunicações e Transparência Pública
Fonte: ABC