31/12/2020

ABC assina projeto com PNUD e MCTI para alavancar o Programa Espacial Brasileiro

Projeto de cooperação técnica internacional prevê ações educacionais, formação de jovens cientistas e incentivo à participação feminina

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), firmaram, no dia 31/12/2020, um acordo de cooperação técnica internacional com o objetivo de desenvolver ações para apoiar o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

O projeto prevê, até 2024, o aperfeiçoamento de políticas de regulação do setor espacial, o incentivo industrial e o desenvolvimento de carreiras, com capacitações e ensino do tema nas escolas com ações de incentivo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, promovendo o movimento educacional STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).

A iniciativa também prevê o incentivo à participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia. Segundo dados compilados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em 2017, no Brasil, o total de mulheres atuando na indústria aeroespacial representava apenas 13.7% do total de trabalhadores.

A formação de mulheres no setor aeroespacial é um dos objetivos do programa Artemis, desenvolvido pela Agência Espacial Americana (NASA), do qual o Brasil é signatário, e que espera, até 2024, a presença da primeira mulher integrando a tripulação que fará um novo pouso na lua.

New Space

A iniciativa ainda propõe estímulos para ampliar a atividade do New Space no Brasil, conceito que vem se fortalecendo no cenário mundial com base em nova dinâmica das atividades espaciais, onde o setor privado exerce papel cada vez mais relevante, empreendendo missões espaciais de baixo custo, explorando novos modelos de negócios e desenvolvendo iniciativas voltadas ao mercado em diferentes segmentos do setor espacial.

O New Space tem proporcionado um aumento de projetos de veículos lançadores de menor porte, além do surgimento de diversos espaços e portos comerciais, com demanda cada vez maior por lançamento de satélites, o que gera a necessidade de instalação de novos centros de lançamento comerciais. Esse fator abre possibilidades de ampliação de mercado para o Brasil, já que possui, no Estado do Maranhão, um importante centro de lançamento de foguetes - o Centro Espacial de Alcântara (CEA), o que permitirá a inserção brasileira no mercado internacional.

AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. A Agência, criada em 1994, trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

ABC

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi criada em 1987 para planejar, coordenar, negociar, aprovar, executar, acompanhar e avaliar, no âmbito nacional, programas, projetos e atividades de cooperação humanitária e técnica para o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, do País para o exterior e do exterior para o País, sob os formatos bilateral, trilateral ou multilateral.

Autor: Cláudia Caçador

Fonte: Agência Brasileira de Cooperação (ABC