Notícias

30/11/2018

Brasil e Suriname negociam novos projetos de cooperação em agricultura e administração pública

Três novos projetos nas áreas de agricultura e administração pública serão acrescentados ao Programa de Cooperação Técnica Brasil-Suriname (2018-2020). As iniciativas começaram a ser elaboradas durante missão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC)Instituto Rio Branco (IRBr)Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ao país, que faz fronteira com o Brasil, entre os dias 19 e 23 de novembro.

A UFPB será a instituição brasileira responsável pela implementação do projeto “Melhoria das técnicas de criação de galinhas ao ar livre em ambientes de agricultura familiar”, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do Suriname. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade nutricional da dieta das famílias agricultoras a partir do consumo de frango e ovos. Para isso, representantes das comunidades do interior do país serão capacitados em técnicas de criação de galinhas. 

O projeto “Apoio ao Processamento e Comercialização de Produtos Florestais Não Madeireiros com Foco em Cumaru, Andiroba e Inajá” será realizado com o apoio da UFV. A iniciativa visa ampliar os meios de subsistência das comunidades e o conhecimento do mercado local sobre de produtos florestais não madeireiros, a partir da promoção do desenvolvimento da cadeia de valor do Cumaru, da Andiroba e do Inajá. 

No setor de administração pública, o conhecimento técnico brasileiro do IRBr será compartilhado com o Instituto Diplomático do Suriname (SDI), por meio do “Programa de Cooperação Técnica SDI-IRBr 2018-2019” para promover a capitação e o fortalecimento institucional do Ministério das Relações Exteriores do Suriname. A iniciativa prevê a criação de uma academia diplomática que contribuirá para a profissionalização do corpo diplomático do país.

Além das novas iniciativas, o grupo trabalhou na reformulação do projeto sobre sistemas agroflorestais, negociado em abril deste ano. O projeto “Evoluindo da Agricultura Itinerante para Sistemas Agroflorestais no Suriname: Segurança Alimentar a partir de uma Produção Sustentável” é implementado pela UFV para compartilhar a experiência brasileira em sistemas agroflorestais com o país.

Avaliação de projetos 

Aproveitando a ocasião, os representantes brasileiros e surinameses realizaram avaliação de dois projetos conjuntos em fase de finalização: "Assistência Técnica em Apoio ao Fortalecimento Institucional do Banco Central do Suriname” e "Fortalecimento do Combate ao HIV/AIDS em populações-chave no Suriname”.

Os bancos centrais do Brasil e do Suriname cooperam desde 2011, tendo realizado diversas atividades de formação ao longo desses anos. A partir dos resultados do projeto, foram implementadas duas políticas públicas para o setor.

A iniciativa de cooperação para combater a AIDS na região surinamesa que faz fronteira com o Brasil alcançou muitos resultados positivos e atingiu as metas propostas pelos especialistas dos ministérios da saúde dos dois países. Além das atividades de capacitação dos profissionais surinameses, o governo brasileiro realizou a doação de mais de 170 unidades de preservativos masculinos e cinco mil kits de testes rápidos de HIV. 

Para o Embaixador do Brasil em Paramaribo, Laudemar Aguiar, a realização de encontros entre os representantes do Brasil e do Suriname para discutir as iniciativas de cooperação aprofundam as relações entre os dois países, “trazendo um renovado impulso ao programa de cooperação técnica bilateral”.

Fonte: Agência Brasileira de Cooperação (ABC)