O Fórum Internacional da Agricultura Familiar que ocorreu no Pará, na COP30, reuniu pesquisadores, gestores públicos, parlamentares, organizações nacionais e internacionais. Durante o evento dialogaram diretamente com os trabalhadores do campo sobre soluções sustentáveis para práticas produtivas, preservação da floresta, transição climática, financiamento e assistência técnica rural.
Com o objetivo de apoiar trabalhadores na agricultura familiar e comunidades tradicionais, especialmente frente às mudanças climáticas, diversas políticas públicas e instrumentos foram desenvolvidos pelo Governo do Pará. Algumas dessas realizações estão o desenvolvimento de um aplicativo, “Ater Paid'Égua”, para o fornecimento de assistência técnica rural e a apresentação do livro “Assistência Técnica e Extensão Rural no Pará – Um panorama da realidade”, que compõe um mapeamento da situação da agricultura familiar no Pará.
A partir desse conhecimento compartilhado, a expectativa é integrar esforços com institutos de pesquisa, organizações sociais e parcerias para ampliar esse tipo de iniciativa que garante o desenvolvimento econômico sustentável dentro da floresta.