Notícias

25/09/2025

Minas Gerais recebe embaixadores da União Europeia para estreitar cooperação internacional

A Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC) recebeu, em 25 de setembro de 2025, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, 19 embaixadores da União Europeia (UE) em visita oficial ao Governo de Minas. O encontro marcou mais um avanço na paradiplomacia do estado, que se destaca nacionalmente por seu crescimento, inovação e sustentabilidade.
Com a presença do governador Romeu Zema, a reunião teve como objetivo ampliar as oportunidades de cooperação entre Minas Gerais e a União Europeia em áreas estratégicas, como economia, turismo, meio ambiente e segurança.

A visita ocorreu em um momento importante das relações entre o Mercosul e o bloco europeu. Após a conclusão das negociações do Acordo de Parceria Mercosul-UE, em 2024, e com assinatura prevista para 2025, espera-se um aumento no comércio bilateral e impactos positivos na economia mineira. O tratado deve reduzir barreiras alfandegárias, atrair investimentos e modernizar setores produtivos.

Minas Gerais foi escolhida, por unanimidade, como anfitriã da visita institucional magna de 2025, reforçando seu protagonismo internacional. Em 2024, o comércio entre o estado e a União Europeia ultrapassou US$ 9,3 bilhões, com superávit de US$ 3,1 bilhões. Holanda, Alemanha, Itália, Bélgica e França figuram entre os principais parceiros econômicos de Minas.
Para o secretário de Estado de Casa Civil, Luiz Otávio, a realização da agenda em Belo Horizonte é fruto da capacidade de articulação da secretaria e demonstra o peso político e institucional de Minas no cenário internacional.

“Trazer um encontro desse porte para Minas Gerais só reforça o papel estratégico da Casa Civil como articuladora de políticas e parcerias que colocam o Estado em posição de destaque. Mais do que receber embaixadores, estamos abrindo portas para novos investimentos, mais cooperação e resultados concretos para os mineiros. Essa é a missão da Casa Civil: transformar diplomacia em desenvolvimento”, destacou o secretário.

Fonte: Secretaria de Estado de Casa Civil