Na tarde de 13 de junho, o Presidente do Conselho Presidencial de Transição do Haiti, Fritz Alphonse Jean, reuniu-se com o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, em Brasília, para discutir a cooperação em segurança pública entre Brasil e Haiti. O foco principal foi o apoio brasileiro ao fortalecimento da Polícia Nacional Haitiana (PNH), com destaque para o início, em agosto, de um programa de formação técnica e operacional para 30 policiais haitianos, coordenado pela ABC e pela Academia Nacional de Polícia.
Andrei Rodrigues destacou o alinhamento da iniciativa com a política do presidente Lula de apoiar a reconstrução do Haiti, enquanto o Embaixador Ruy Pereira reforçou o caráter contínuo da cooperação brasileira, guiada pelas demandas haitianas. O presidente haitiano enfatizou a urgência de capacitar a juventude para enfrentar o avanço das gangues. Já o Embaixador do Brasil no Haiti, Luis Fernando de Carvalho, contextualizou a parceria dentro da atual crise de segurança, ressaltando a necessidade de estabilidade para a realização de eleições.
A nova fase da cooperação dá continuidade aos treinamentos realizados entre 2009 e 2011 e integra um esforço mais amplo de apoio ao desenvolvimento haitiano em áreas como saúde, educação e formação profissional. A reunião terminou com uma reafirmação do compromisso solidário entre os dois países.