Notícias

26/04/2024

Brasil envia missão humanitária à Guiana

A pedido do governo guianense, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o envio à República Cooperativa da Guiana de missão de assistência humanitária com vistas a apoiar o governo daquele país na avaliação conjunta da situação atual em que se encontram diversas regiões afetadas pelos incêndios que atingiram o país vizinho nas últimas semanas.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela coordenação da cooperação humanitária brasileira, estará atuando no âmbito da missão, que será realizada entre os dias 25 a 29 de abril, incluindo o período de trânsito.

Integrada por 5 especialistas em combate a incêndios florestais, a missão brasileira está sob a chefia do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).  A Comissão de Defesa Civil da Guiana propôs sobrevoos no país vizinho, incluindo a região de Lethem e a região de fronteira com o Brasil, para a avaliação conjunta da situação atual.

A missão humanitária brasileira deslocou-se nessa quinta-feira (25) para Boa Vista e de lá seguiu, por via terrestre, para a cidade de Lethem, onde já se reuniu com as autoridades guianenses.

Felizmente, nos últimos dias, as chuvas que chegaram à Guiana contribuíram para mitigar e até para debelar muitos focos de incêndio. Ainda assim, a Guiana manteve o pedido de apoio ao Brasil para fazer avaliação conjunta, “em função do desenvolvimento técnico do Brasil nesta área”, asseverou o Ministro das Relações Exteriores da Guiana, Hugh Todd.

Participam da missão profissionais das seguintes instituições: Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que tem a chefia da missão, e representante das corporações de bombeiros militares dos Estados de Roraima, do Amazonas e de Minas Gerais e do Distrito Federal.

Fonte: ABC