Notícias

09/04/2024

Ministros da Defesa do Brasil e Chile assinam cooperação na área de satélites

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e a Ministra da Defesa chilena, Maya Fernández Allende, assinaram, na segunda-feira (8), a Declaração de Intenções para Cooperação Satelital. O encontro ocorreu em Santiago, no Chile, às vésperas da 23ª edição da Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE 2024), que ocorre entre os dias 9 e 14 de abril.

A declaração visa à cooperação pacífica em assuntos relacionados a satélites no campo da Defesa, incluindo o compartilhamento de experiências sobre imagens de satélite, sistemas de operação, comunicação via satélite, Big Data, pesquisa e gerenciamento de dados. Pelo acordo, poderão ser realizados treinamentos, capacitação e intercâmbio de profissionais para colaboração em programas e projetos de satélites.

Durante a reunião, José Mucio e Maya Fernández Allende discutiram, ainda, sobre problemas climáticos que afetam os países da América do Sul. O Ministro da Defesa do Brasil defendeu a criação de uma frente internacional de apoio humanitário aos países que enfrentam desastres como incêndios, enchentes e terremotos.

As autoridades discutiram, ainda, sobre o serviço miltar voluntário para mulheres. A Ministra chilena incentivou o tema, uma vez que o exército local conta com um percentual elevado de 21% de soldados mulheres. Ainda foram debatidos assuntos como paz e segurança, indústria de defesa e investimentos na Antártica, onde os dois países possuem base.

“Brasil e Chile são nações irmãs, ambas com democracias consolidadas. Fico honrado em ser recebido pela ministra. A reunião foi fundamental para intensificar as relações entre os dois países, fortalecendo a parceria bilateral em áreas de defesa”, afirmou José Mucio.

Também participaram do encontro, o Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Soares Pacheco, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire;  o Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministro da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr de Castilho Araújo; e o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Rui Chagas Mesquita.

Entre as autoridades chilenas, participaram o Comandante em Chefe da Força Aérea do Chile, Hugo Rodríguez; o Subsecretário de Defesa, Ricardo Montero Allende; e o Subsecretário para as Forças Armadas chilena, Galo Eidelstein Silber.

FIDAE 2024 - A FIDAE é uma das principais feiras do setor na América Latina, com 420 expositores, 47 países participantes e 260 delegações. O evento é uma oportunidade para o fortalecimento das indústrias de defesa, além de novos negócios e parcerias.

Fonte: Agência Gov