Sobre o projeto

Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica: análise do papel da Agência Nacional de Águas na internalização de políticas internacionais de mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas ao modelo brasileiro de governança de recursos hídricos.

Financiamento:
Edital 01/2016 - Demanda Universal (CNPq) – Código do Projeto: 5066424537286309
Edital 01/2016 - Demanda Universal (FAPEMIG) – Código do Projeto: 0108516

Este projeto busca mapear ações do Brasil, através da atuação da Agência Nacional de Águas, na internalização de orientações emanadas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC) para adaptação e mitigação dos efeitos nocivos das mudanças do clima; a identificação das ações de cooperação internacional e regional, realizadas sob o protagonismo da ANA, com vistas à observação da governança regional dos recursos hídricos, seu aproveitamento para efeito de geração de energia e sua utilização para a produção agrícola e as consequências dessas ações para a segurança alimentar, hídrica e energética.

Objetivo Geral

Estudar os processos de internalização, pelo Brasil, de políticas e diretrizes internacionais para a governança dos recursos hídricos e seu ajuste à política brasileira de recursos hídricos, considerando a difusão do modelo brasileiro através da cooperação internacional, para identificar as estratégias brasileiras de adaptação e de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas nos recursos hídricos.

Objetivos Específicos

1. Sistematizar as diretrizes do IPCC sobre ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas relacionadas a gestão de recursos hídricos, segurança alimentar e segurança energética.
2. Identificar as práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas adotadas pela ANA.
3. Verificar o grau de internalização das diretrizes do IPCC nas práticas adotadas pela Agência Nacional de Águas.
4. Identificar as ações de cooperação internacional e regional que a Agência desenvolve nas Bacias do Prata e Amazônica, que envolvem os seguintes países:
a1. Na Bacia Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela.
a2. Na Bacia do Prata: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai
5. Analisar o impacto da atuação da ANA para a alteração das políticas nacionais e estaduais/provinciais, dos comitês de bacia e de uso dos recursos hídricos nas regiões das Bacias Amazônica e do Prata.
6. Verificar a existência de comitês de bacias internacionais ou regionais que são ativos nas regiões acima mencionadas.
7. Avaliar ações preconizadas pelos comitês identificados no item 6 com relação a implantação de medidas de mitigação e adaptação para garantir a segurança hídrica.
8. Identificar as fontes de informações para obtenção dos dados de projeto para criação de uma base geo-referenciada das Bacias do Prata e Amazônica.
9. Identificar os impactos atuais e futuros das mudanças do clima nas bacias hidrográficas selecionadas.
10. Identificar lacunas para a orientação e implementação de práticas de mitigação e adaptação às mudanças do clima, preconizadas no futuro PNA brasileiro.
11. Gerar mapas com o uso de ferramentas de geo-referenciamento visando contribuir para implantação de práticas de mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Metas do projeto

1. Mapear as ações do Brasil, através da atuação da Agência Nacional de Águas, na internalização de orientações emanadas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC) para adaptação e mitigação dos efeitos nocivos das mudanças do clima.

2. Identificar as ações de cooperação internacional e regional, realizadas sob o protagonismo da ANA, tendo em vista: a observação da governança regional dos recursos hídricos, os múltiplos usos do recurso e as demandas regionais e as consequências dessas ações para a segurança hídrica.

3. Mapear, a partir da construção de uma base de dados georeferenciada, a evolução da disponibilidade hídrica das bacias do Prata e Amazônica, vis a vis os impactos das mudanças do clima, com o objetivo de contribuir para a implementação de práticas de mitigação e adaptação à essas mudanças climáticas, a partir das diretrizes do futuro Plano Nacional de Adaptação (PNA) brasileiro.

Pergunta que orienta essa investigação

Quais as estratégias utilizadas pelo Brasil para adaptação e mitigação às mudanças do clima e porque o país se vale delas para difusão de seu modelo de governança de recursos hídricos para os países que compartilham bacias hidrográficas com o país, notadamente as bacias Amazônica e do Prata?

Hipóteses de trabalho

1) O fato de o Brasil possuir uma política de governança de águas mais antiga e mais consolidada e uma agência, a ANA, dotada de expertise nesse campo, faz do país ator bastante relevante no estabelecimento de regras para a governança das águas transfronteiriças.

2) A atuação da ANA, ao prestar cooperação técnica aos países ripários de recursos hídricos visa garantir segurança hídrica ao Brasil, evitar conflitos de compartilhamento e garantir mecanismos institucionais de governança das águas.

Metodologia

Entrevistas com gestores de águas dos países ripários das duas bacias em estudo

Fontes: Comitês de Bacia. Documentação oficial dos países ripários; materiais recolhidos durante as entrevistas como relatórios, programas, projetos, etc.

Números do Projeto

327

Documentos

9

Países

12

Bacias Hidrográficas

0

Mapas

Mapas

Equipe

avatar_1
Matilde de Souza Coordenação
avatar_2
Cristiano Garcia Mendes Pesquisador(a)
avatar_3
Danny Zahreddine Pesquisador(a)
avatar_4
Délber Andrade Gribel Lage Pesquisador(a)
avatar_5
Joseane de Souza Pesquisador(a)
avatar_6
Rodrigo Corrêa Teixeira Pesquisador(a)
avatar_7
Bernardo Hoffman Versieux Colaborador(a)
avatar_18
Daniela Loureiro Perdigão Colaborador(a)
avatar_8
Jéssica Rúbia Gonçalves Colaborador(a)
avatar_9
Leandro Gomes Ferreira Colaborador(a)
avatar_10
Letícia Britto dos Santos Colaborador(a)
avatar_11
Mariana Balau Silveira Colaborador(a)
avatar_12
Mateus Santos da Silva Colaborador(a)
avatar_13
Rebeca Bernardo da Silva Caeiro Colaborador(a)
avatar_14
Rosane Monteiro Borges Colaborador(a)
avatar_15
Barbara Luana Pereira Pacheco Bolsista
avatar_16
Lauana Pereira Domingos Alves Bolsista
avatar_17
Mariana Braga Fernandes Bolsista

Contato

Envie-nos abaixo a sua mensagem com seu nome e seu e-mail.

Sua mensagem foi registrada com sucesso.
Para enviar a mensagem, preencha todos os campos abaixo.
Não foi possível registrar sua mensagem.