26/11/2021

A Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TİKA) construiu um sistema de iluminação solar e água potável na Universidade de Ciência e Tecnologia de Ati, no Chade

A TİKA criou um ambiente de aprendizado melhor para mais de 800 alunos ao construir um sistema de iluminação solar e água potável na Universidade de Ciência e Tecnologia de Ati, localizada a 450 km de N'Djamena, capital do Chade.

Alunos e professores agora têm acesso a água potável graças ao sistema de água potável construído pela Agência e a uma área do campus que é bem iluminada 24 horas por dia graças às luminárias automatizadas alimentadas por energia solar e bateria fornecidas como parte do projeto.

A cerimônia de abertura do projeto contou com a presença de Djimta Bergon, Governador de Batha; Prefeito de Ati; Reitor da Universidade de Ati; e Melih Mücahid Ateş, Coordenador do Programa N'Djamena da TİKA.

Djimta Bergon, Governador de Batha, agradeceu à República da Turquia e à TİKA e disse estar feliz que a questão do acesso à água potável, um dos principais problemas da Universidade de Ati, a única universidade da região, foi resolvido por este projeto e que os alunos pudessem tirar mais proveito da escola graças ao sistema de iluminação automatizado.

Fonte: Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia