Notícias

25/11/2021

FIFA apoia campanha de 16 dias da Organização Mundial da Saúde para conscientização sobre a violência doméstica

A FIFA e a Organização Mundial da Saúde se uniram para aumentar a conscientização sobre a violência doméstica e apoiar as pessoas em situação de risco, durante os 16 dias de ativismo contra a violência de gênero. A campanha começa hoje no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e vai até o Dia dos Direitos Humanos na sexta-feira, 10 de dezembro.


“A violência nunca é a resposta, especialmente em casa, que deve ser um ambiente seguro para todos, especialmente para mulheres e crianças”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino. “É obrigação estatutária da FIFA respeitar todos os direitos humanos internacionalmente reconhecidos e, como organização, a FIFA se empenhará em promover a proteção desses direitos. A campanha #SafeHome está agora em seu segundo ano e a FIFA continuará a fazer ouvir a voz do futebol para amplificar essa mensagem até que esses atos não façam mais parte de nossa sociedade. ”


“A pandemia COVID-19 exacerbou muitos desafios e iniquidades de saúde, incluindo a violência contra as mulheres”, disse o Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Todos devemos nos unir para acabar com todas as formas de violência e discriminação. A OMS tem o prazer de se associar à FIFA e às estrelas do futebol em todo o mundo para ajudar a prevenir a violência contra mulheres e crianças, apoiar sobreviventes e tornar nossas sociedades mais seguras e saudáveis ​​para todos ”.


A violência contra as mulheres continua devastadoramente generalizada e começa assustadoramente jovem, de acordo com dados da OMS. Ao longo da vida, 1 em cada 3 mulheres com 15 anos ou mais, cerca de 736 milhões, são submetidas à violência física e / ou sexual por um parceiro íntimo ou violência sexual de um não parceiro - um número que permaneceu praticamente inalterado na última década .


Essa violência começa cedo: 1 em cada 4 mulheres jovens (de 15 a 24 anos) que estiveram em um relacionamento já terá sofrido violência de um parceiro íntimo quando chegarem aos vinte e poucos anos. Os dados sugerem que a exposição das mulheres à violência provavelmente aumentou durante a pandemia COVID-19 devido a bloqueios e interrupções nos serviços de suporte vital.


A violência - em todas as suas formas - pode impactar a saúde e o bem-estar de uma pessoa ao longo da vida. Está associado ao aumento do risco de lesões, depressão, transtornos de ansiedade, gravidez não planejada, infecções sexualmente transmissíveis, incluindo HIV e muitos outros problemas de saúde, e acarreta custos enormes para famílias, comunidades e sociedades como um todo.


A campanha de vídeo #SafeHome em cinco partes, que apóia a mensagem da OMS para acabar com a violência contra mulheres e crianças, será publicada em sete idiomas durante os próximos 16 dias. A campanha aumenta a conscientização sobre os riscos e destaca as ações que podem ser tomadas para prevenir e mitigar esses riscos por meio de aconselhamento e apoio aos sobreviventes. Também há conteúdo que aborda o risco do perpetrador e apela a um esforço governamental adicional para apoiar aqueles que se encontram em situação vulnerável.


#SafeHome passa mensagens de 23 jogadores de futebol do passado e do presente, muitos dos quais já haviam expressado sua condenação à violência contra mulheres e crianças.


Esses jogadores publicarão sua contribuição #SafeHome em seus canais, enquanto a campanha também estará presente em várias plataformas digitais da FIFA e da OMS. Kits de ferramentas gráficas também estão sendo fornecidos às 211 associações membros da FIFA para ampliar ainda mais as mensagens em seus territórios.


“Mais uma vez, pedimos às associações membros da FIFA que publiquem de forma proativa detalhes de linhas de ajuda nacionais ou locais e serviços de apoio que possam ajudar qualquer pessoa que se sinta ameaçada pela violência”, acrescentou o presidente da FIFA. “Nesse sentido, também pedimos aos nossos membros que revejam suas próprias medidas de proteção usando o kit de ferramentas FIFA Guardians, para garantir que o futebol seja divertido e seguro para todos em nosso jogo, especialmente os membros mais jovens da comunidade futebolística. Isso é o que a FIFA representa e é o que todo futebol tem que representar ”.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a FIFA assinaram uma colaboração de quatro anos em 2019 para promover estilos de vida saudáveis ​​por meio do futebol em todo o mundo. Mais informações sobre o memorando de entendimento da OMS-FIFA podem ser encontradas aqui, enquanto as campanhas anteriores incluem #ReachOut antes do Dia Mundial da Saúde Mental, Passe a mensagem para expulsar o coronavírus e #BeActive no Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e Paz da ONU.

Fonte: Organização Mundial da Saúde