Notícias

12/09/2021

Missão humanitária multidisciplinar brasileira ao Haiti regressa ao Brasil

Aeronave da FAB que a transportará levou 5 toneladas em novas doações ao Haiti

A missão humanitária multidisciplinar brasileira ao Haiti, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, regressa ao Brasil neste domingo, 12 de setembro, após intensos 21 dias de trabalho naquele país com atividades de assistência humanitária após o terremoto que assolou a região Sul país no passado dia 14 de agosto.

A aeronave cargueira KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea de Brasília, em 11/09, e após escala em Boa Vista, chegou na manhã de hoje a Porto Príncipe, capital do Haiti, transportando quase 5 toneladas de novas doações aos haitianos.

A ABC/MRE doou 51 purificadores de água, com materiais de reposição, “kits” voltaicos e painéis solares, além de 2 “kits” voltaicos e painéis solares adicionais oferecidos pelo fabricante brasileiro dos equipamentos. Já haviam sido doados dois desses purificadores de água, que foram transportados ao Haiti junto com a missão humanitária brasileira, e ficaram instalados em Torbeck e Pointe l’Abacou como parte dos trabalhos humanitários em Les Cayes, comuna ode ficou baseada a missão, no Departamento Sul do Haiti.

O Ministério da Saúde doou mais três “kits” de medicamentos e insumos para emergência em saúde, com capacidade de atendimento de até dez mil pessoas.

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado - Programa Pátria Voluntária, da Casa Civil da Presidência da República, fez doação de 1.500 sabonetes infantis.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que exerceu o comando operacional dos trabalhos de campo da missão humanitária brasileira, doou cerca de 400 kg de alimentos básicos, adquiridos com apoio de empresários distritais.

Por sua vez, a comunidade de origem haitiana radicada em Pernambuco organizou campanha de solidariedade, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco e das empresas aéreas “Azul” e “LATAM”. Angariaram quase uma tonelada de alimentos básicos, medicamentos, material de limpeza e de higiene e bens de primeira necessidade.

A empresa “Simple Nutri” também contribuiu, com mais de 16 mil sopas desidratadas de alto teor nutritivo.

Todas essas novas doações foram entregues à Embaixada do Brasil em Porto Príncipe que, em articulação com o governo haitiano, fará a distribuição dos itens.

O embarque da Missão de volta ao Brasil ocorreu logo após a entrega dessas doações à Embaixada do Brasil em Porto Príncipe. Os bombeiros brasileiros retornaram a Porto Príncipe na última quinta-feira, para realizar testes de COVID-19 ainda a tempo de receberem o resultado antes do embarque para o País, e para reuniões de avaliação e coordenação com o Embaixador do Brasil, Marcelo Baumbach, com autoridades locais e com representantes do sistema das Nações Unidas que atuam na assistência pós-desastre ao povo haitiano.

Fonte: Agência Brasileira de Cooperação