Integrantes

Coordenadores

Cristiano Garcia Mendes

Coordenador

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) com período de estudos na University of Victoria (Canadá). Já foi professor visitante na University of Sydney, Austrália (2011) e na Universidade de Coimbra, Portugal (2014). Foi Secretário Adjunto da Associação Brasileira de Relações Internacionais (2013-2015) e professor revisor do ENADE (2015). Atualmente, leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: terrorismo, análise de discurso, Estados falidos, empresas militares privadas e teorias pós-positivistas de Relações Internacionais.

Matilde de Souza

Coordenador

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Ciência Política pela UFMG (1995) e doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política/UFMG. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: relações internacionais, instituições internacionais, meio ambiente, cooperação e cooperação internacional, regimes internacionais, governança de águas fronteiriças, transfronteiriças e internacionais. É professora nível Adjunto IV do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da PUC Minas. Foi coordenadora do Programa de 2010 a 2015. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq Instituições Internacionais. Consultora ad hoc da CAPES e da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal, FAPDF. Integra o grupo Research Fellows do Earth System Governance Project (http://www.earthsystemgovernance.org/person/matilde-de-souza/). É avaliadora institucional do INEP; sócia da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da International Studies Association (ISA). É atualmente Editora da Revista Carta Internacional, da ABRI. Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 2.

Pesquisadores

Bernardo Hoffman Versieux

Pesquisador

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente é pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperação sul-sul, meio ambiente, cooperação internacional, política externa e recursos hidricos.

Carolina Boniatti Pavese

Pesquisador

Professora de Relações Internacionais na ESPM. PhD em Relações Internacionais pela London School of Economics (2014). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas, UNESP-UNICAMP-PUC-SP (2007) e especialista em Estudos Europeus pelo Colegio Europeu de Parma -Italia (2007). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2001) e em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Possui experiencia de docencia e pesquisa na PUC-Minas, London School of Economics e Universidade de Oxford. Atua na área de Relações Internacionais, com ênfase em cooperação internacional e organizações internacionais, principalmente nos seguintes temas:Relações Brasil- União Europeia, Integração Regional, Governança Global e Feminismo.

Chyara Sales Pereira

Pesquisador

Graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Relações Internacionais da PUCMINAS.

Délber Andrade Lage

Pesquisador

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor do Centro Universitário de Ciências Gerenciais, coordenador - CEDIN Educacional, sócio - Nemer Caldeira Brant Advogados e pesquisador / diretor do Centro de Direito Internacional. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, direito internacional, relações internacionais, organizações internacionais e organização das nações unidas.

Eugenio Pacelli Lazzarotti Diniz Costa

Pesquisador

É bolsista de produtividade 1-C do CNPq, Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, - PUC-MG e Diretor-Executivo da Synopsis — Inteligência, Estratégia, Diplomacia. Foi Presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais — ABRI (biênios 2017-2019 e 2015-2017). Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia de Produção (Estudos Estratégicos) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é parecerista da Non-Proliferation Review, Revista Millenium - Journal of International Studies, da Brazilian Political Science Review, da Revista Política e Sociedade, do CNPq, da Capes, da Fapesp, da Revista Brasileira de Política Internacional (0034-7329), da Contexto Internacional (0102-8529) e da Cena Internacional (UnB). Membro do International Institute for Strategic Studies — IISS (Londres), da Associação Brasileira de Relações Internacionais — ABRI e do Grupo de Estudos Estratégicos — GEE (Rio de Janeiro). Seu foco principal é em Estudos Estratégicos, com ênfase em Teoria da Guerra e Política de Defesa. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Projeto de Força, Teoria Clausewitziana da Guerra, Proliferação Nuclear, Política de Defesa dos E

Jéssica Rúbia Gonçalves

Pesquisador

Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Newton Paiva e Mestre em Relações Internacionais pela PUC - Minas. Atuou como bolsista de apoio técnico do CNPQ (2017-2020) no projeto de pesquisa Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica: análise do papel da Agência Nacional de Águas na internalização de políticas internacionais de mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas ao modelo brasileiro de governança de recursos hídricos (http://www.lppri.ri.pucminas.br/gat).Tem realizado pesquisas e redigido artigos na área de Cooperação Sul-Sul, Segurança Alimentar e Política Externa Brasileira.

Jorge Mascarenhas Lasmar

Pesquisador

É Coordenador Geral de Pós-Graduação e Professor Titular de Direito Internacional das Faculdades Milton Campos bem como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da PUC Minas. Possui doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (LSE) tendo contado com bolsa da CAPES (1º lugar no Brasil). Atualmente é Diretor de Assuntos Jurídicos da Associação Internacional de Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS), Coordenador Regional (Brasil) da Terrorism Research Network (TRI) e da rede de pesquisa em Terrorismo, Radicalização e Crime Transnacional (TRAC-CNPq) além de membro da Comissão de Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (CPLD-FT, IPLD) e da Comissão de Direito Internacional da OAB-MG. O Prof. Lasmar atua como advogado e consultor nas áreas do direito e relações internacionais e, em especial, da prevenção e combate ao terrorismo e seu financiamento. Profere palestras, cursos de capacitação e presta consultorias para diversas instituições públicas e privadas no Brasil e exterior. Atuou na Comissão de Relações Internacionais da OAB/MG, foi Coordenador da Central and Latin America Section of the ISA English School Section’s Committee for the Study of International Society in the Americas (CSISA/ISA), além de professor visitante do Programa de Doutorado da Universidad Nacional de Rosario e membro da Comissão de Avaliação Quadrienal da CAPES (2013-2016). Atuou também como Chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas. Possui trabalhos publicados em cinco línguas, tem ampla experiência como comentarista em mídias nacionais e internacionais e conquistou vários prêmios, bolsas e condecorações incluindo o Best Scholar Paper Award da International Studies Association.

Julio Cesar Buere

Pesquisador

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), especialização em Relações Internacionais pela PUC-MG e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Doutorado incompleto pela Universidade Estadual de Campinas( Unicamp) Atualmente é assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e História das Relações Internacionais e experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Analise de Politica Externa, Politica Externa brasileira e Ciência Política. Desenvolve pesquisa na área de Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira e Integração regional, com ênfase em América Latina. Sócio Fundador da ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais).

Leandro Gomes Ferreira

Pesquisador

Doutorando convidado em Economia das Mudanças Inovativas pela Friedrich Schiller Universität Jena, Doutorando em Relações Internacionais pela PUC-Minas; Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Minas (2017); Bolsista capes mestrado; Graduado em Relações Internacionais pela PUC-Minas (2014). Atua no Grupo de Pesquisa sobre Instituições Internacionais da Pós-Graduação em Relações Internacionais na PUC-Minas. Membro da Rede de Pesquisadores em Transições Sustentáveis. Desenvolve estudos na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional nas áreas temáticas: segurança internacional; ciência, inovação e tecnologia, energia e meio ambiente. Membro da equipe do projeto de pesquisa aprovado pelo CNPQ: Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica: Análise do Papel da Agência Nacional de Águas na Internalização de Políticas Internacionais de Mitigação e Adaptação dos Efeitos das Mudanças Climáticas ao Modelo Brasileiro de Governança de Recursos Hídricos coordenado pela Prof. Dra. Matilde de Souza. Contribui com artigos mensais junto ao grupo de orientandos da Prof Matilde de Souza para o Boletim Mundorama. É membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e da International Studies Association (ISA).

Letícia Britto dos Santos

Pesquisador

Doutora (2018), Mestre (2013) e Bacharel (2011) em Relações Internacionais pela PUC Minas. Realizou doutorado sanduíche (2016) na School of Political Science & International Studies (POLSIS) na University of Queensland na Austrália e graduação sanduíche (2019) em Relaciones Internacionales no Instituto de Ciencia Política da PUC Chile. Foi professora substituta (2017-2019) na Universidade Federal de Goiás (UFG) no curso de graduação em Relações Internacionais. Atua como pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Globais (NEG) na mesma universidade. Desenvolve pesquisas (2011 - atual) nas áreas de Segurança Internacional Ambiental e Mudanças Climáticas Globais com o financiamento do CNPq e da FAPEMIG. Atualmente é Pesquisadora colaboradora da PUC Minas, onde foi professora auxiliar, assistente e estagiária em docência, ministrando cursos de curta duração (2011 -2019) na disciplina de Seminários em Relações Internacionais. Na mesma universidade, atuou (2011 -2016) no grupo de estudos de Instituições Internacionais e no Centro de Estudos Processos Decisórios (CEPDE). Foi consultora (2016) de Inteligência e Planejamento Estratégico na CeTRIS (Centro de Tecnologia, Relações Internacionais e Segurança) pós desastre ambiental. Atuou na Rio + 20 (2012) como staff das Nações Unidas (ONU) no Department of Economic and Social Affairs (DESA). Trabalhou no Governo do Estado de Minas Gerais (2013-2014) na Diretoria de Gestão de Processos da Intendência da Cidade Administrativa. Participou como membro (2016) da ONG - Climate Frontlines em Brisbane na Austrália. Realizou Senior and English Studies (2005) por um semestre na Nova Zelândia. Além da fluência e certificação na língua inglesa, possui o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) pelo Instituto Cervantes do Ministério da Educação e Ciência da Espanha (2009) e certificado de Cultura e Língua Italiana pela Fundação Torino (2014).

Letícia Carvalho de Souza Andrade

Pesquisador

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010) e doutorado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Atualmente, é professora do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas e Editora Associada da Carta Internacional. Seus interesses de pesquisa incluem: teoria das Relações Internacionais; Instituições e Organizações Internacionais; processos de reconstrução de Estados.

Liana Araújo Lopes

Pesquisador

Possui graduação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais da União de Negócios Administrativos (1989), graduação em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de relações internacionais, com ênfase em teoria das relações internacionais, política internacional contemporânea, processos de resolução de conflitos e o imbricamento entre desenvolvimento e conflitos armados. Atuando principalmente nos seguintes temas: política externa israelense, ordem internacional, Autoridade Palestina e política doméstica palestina, conflitos armados e processos de paz.

Luciana de Rezende Campos Oliveira

Pesquisador

Doutora em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014). Professora da Universidade Federal de Grande Dourados e consultora da Nações Unidas. Interesse nas áreas de Relações Internacionais, Política Internacional e Políticas Públicas e Cooperação para o Desenvolvimento, com ênfase na pesquisa e no ensino de arranjos e mudanças institucionais, com enfoque em processos decisórios e na dimensão operacional - cooperação internacional - de Instituições e de Organizações Internacionais e na coordenação de sua atuação em campo. Coordenadora projeto de extensão com parceria com a Operação Acolhida. Integrante do Centro de Pesquisa de Processos Decisórios da PUC-Minas e do Grupo de Pesquisa de Instituições Internacionais também na PUC-Minas.

Maria de Fátima Junho Anastasia

Pesquisador

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1992). Fez pós-doutorado na New York University (1996-1997), foi Visiting Scholar no ISR (Institute for Social Research) da Universidade de Michigan, no período de junho a agosto de 2001. Atuou como Visiting Researcher junto ao GIGA, Hamburgo, Alemanha, no período de junho/julho de 2018. Foi professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais no período compreendido entre 1988 e 2009 e professora voluntária - aposentada da mesma universidade (UFMG) até 2018. Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Legislativo, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições políticas, poder legislativo, relações executivo/legislativo, análise de política externa e integração regional.

Maria de Lourdes Monteiro Albertini

Pesquisador

Possui graduação em Comércio Exterior pela faculdade de Ciências Gerenciais da UNA (1991), graduação em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996), MESTRADO em Direito Internacional e Comunitário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) financiado pela FAPEMIG e DOUTORADO em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Especialista em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Em maio de 2011 concluiu Doutorado - PhD- em International Economic Law pela UNIBOCCONI - (Diritto Internazionale del Economia) da Università Commerciale Luigi Bocconi de Milão. De setembro/2008 a dezembro/2008 fez estágio em Genebra na missão diplomática do Brasil para a OMC (DELBRAGEN). Tem experiência na área de Comércio Exterior e Direito, com ênfase em Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Internacional público - organizações internacionais, comércio internacional - especialmente OMC, disputas internacionais, Direito ambiental. OCDE. Direitos Humanos. Obtenção de nacionalidade. Regularização Migratória. Arbitragem - contratos internacionais e tratados internacionais. Desenvolve pesquisas em Direito Internacional Público, Direito Ambiental, Direito Internacional Econômico, Direito do Comércio Internacional, Direitos Humanos, Direito Penal Internacional, Cooperação Jurídica Internacional. Direito Internacional Privado e Relações Internacionais. Nacionalidades. Migrações.

Mariana Balau Silveira

Pesquisador

Doutora e Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com foco no estudo do Regime Internacional de Mudanças Climáticas, Governança Ambiental Global e a inserção internacional das Potências Médias Emergentes. Bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas. 
Professora Adjunta e membro do colegiado de coordenação didática do curso de Relações Internacionais da PUC Minas, campus Poços de Caldas. Pesquisadora associada ao Grupo de Estudos de Potências Médias Emergentes (GPPM); Grupo de Estudos de Instituições Internacionais e Grupo de Estudos de Política Externa Contemporânea, e Núcleo de Estudos sobre Colonialidades (NEC), vinculados ao CNPq. Integrou a delegação brasileira na 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 21) , em Paris, e na 23ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre a Mudança do Clima (COP 23), em Bonn, Alemanha. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e da International Studies Association (ISA).

Mateus Santos da Silva

Pesquisador

Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Mestre em Administração pelo Núcleo de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (2012). Pesquisador do LABMUNDO - Laboratório de Análise Política Mundial desde 2007. Tem experiência na área de Administração e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, altermundialismo, geopolítica, meio ambiente, política externa e
cooperação internacional. Foi professor da Faculdade União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) lecionando disciplinas nos cursos de Administração e Tecnológico em Logística. Segundo lugar na categoria dissertações do 3 Prêmio Monográfico em Administração Política João Ubaldo Ribeiro. Editor Assistente da Revista Carta Internacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais.

Onofre dos Santos Filho

Pesquisador

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Atualmente é Professor Assistente III do Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua principalmente na área de Relações Internacionais com ênfase na docência superior em Teoria e Método em Relações Internacionais e estudos e pesquisas principalmente nos seguintes temas: Teorias Contemporâneas em Relações Internacionais, Instituições e Regimes Internacionais, Política Internacional e Transnacional, Imaginário e Identidade Social dos Estados e Segurança Coletiva. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no qual pretende desenvolver sua tese de doutoramento acerca da formação das redes transnacionais de violência, como no caso da "Al Qaeda", e suas implicações para o monopólio legítimo da força por parte dos Estados.

Rafael Coutinho Chagas Pereira

Pesquisador

Doutorando (2019-2023) e mestre (2019) em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Geras. Graduado em Relações Internacionais (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Formado no curso técnico em Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (CEFART/FCS). Experiências com trabalho de campo, visitações e entrevistas com comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, da Mineradora Samarco, em Mariana (MG). Principais temas de interesse: instituições, organizações, iniciativa privada, setor público, terceiro setor, intersetorialidade, desigualdade social, gestão social, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros.

Raquel de Bessa Gontijo de Oliveira

Pesquisador

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), na área de Paz, Defesa e Segurança Internacional. Possui mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na área de Instituições, Conflitos e Negociações Internacionais (2013). Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) e graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). É professora de Relações Internacionais da PUC Minas, e pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos.

Rashmi Singh

Pesquisador

Rashmi Singh é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da PUC Minas e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CnPQ - Nível 2. Possui graduação em História pela Delhi University, Índia, mestre em História pela Jawaharlal Nehru University, Índia, e doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science, Reino Unido. É co-fundadora e co-diretora da rede de pesquisa em Terrorismo, Radicalização e Crime Transnacional (TRAC) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Projetos em Relações Internacionais da PUC Minas. A profa. Rashmi Singh é uma Anniversary Fellow do Centre for the Study of Terrorism and Political Violence of the University of St. Andrews, Escócia. É editora associada da Perspectives on Terrorism e atua como membro de diversos conselhos editoriais e científicos internacionais tais como o International Journal of Conflict and Violence.

Taiane Las Casas Campos

Pesquisador

Possui mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998); doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e pós-doutorado pelo IUPERJ. Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Relações Internacionais- Programa de Pós-Graduação Relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional r Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e social, comércio internacional, crescimento econômico, instituições internacionais e desigualdade de renda e relações do Atlântico Sul. Desenvolve pesquisas no campo da Economia Política Internacional, com enfase nos processos de integração regional e desenvolvimento econômico e social. Coordena o Grupo de Pesquisas do Atlântico Sul, registrado no CNPQ.

Estudantes

Allana Camini Moreira de Souza

Estudante

Mestranda em Relações Internacionais e possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional/Relações Internacionais.

Bárbara Luana Pereira Pacheco

Estudante

Graduanda de Relações Internacionais pela PUC Minas e bolsista de iniciação científica da pesquisa “Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica” pelo CNPq.

Flávia Silva Lanza

Estudante

Estudante de graduação de Relações Internacionais na PUC Minas e bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PROBIC) da FAPEMIG. Possui certificado de inglês avançado pelo Cambridge English: First, nível C1, nota A. Áreas de interesse: meio ambiente, organizações e instituições internacionais, cooperação internacional, entre outras.

Lauana Pereira Domingos Alves

Estudante

Graduanda de Relações Internacionais pela PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica da pesquisa de Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica: análise do papel da Agência Nacional de Águas na internalização de políticas internacionais de mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas ao modelo brasileiro de governança de recursos hídricos, pelo PIBIC-CNPq. Possuo interesse nas áreas de Instituições Internacionais; Comunicação e Meio Ambiente.

Maria Eugênia Nogueira Jones

Estudante

Graduanda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com interesse nas áreas de Segurança e Cooperação Internacional, especialmente nos campos dos estudos de paz e resolução de conflito, além de cooperação nos regimes internacionais, especialmente, no Regime Internacional de Mudança do Clima. Realizou iniciação científica voluntária (PROBIC 2020/21) com o projeto: A projeção dos países-ilha da Oceania na Cooperação Internacional: A Aliança dos Pequenos Estados Insulares e as possíveis consequências das mudanças do clima, e bolsista de iniciação científica (FIP) no projeto: Adensamento normativo versus esvaziamento operacional: para um perfil das operações de paz no século XXI. Atual voluntária em iniciação científica (PROBIC 2021/22) com o projeto: As estratégias de paz e a reconciliação nacional: um estudo compreensivo sobre o Haiti e a construção da paz "de baixo para cima".

Contato

Para entrar em contato com a coordenação da pesquisa, preencha os dados abaixo. Responderemos o mais breve possível. Ou, se preferir, entre em contato diretamente através do seguinte e-mail: pesquisarecursoshidricos2017@gmail.com